O educador de infância e a brincadeira pedagógica como terapia à criança hospitalizadaestudo de caso em hospital

  1. LOPES SIMAO BARROSO, INÉS ISABEL
Dirigida por:
  1. María Begoña Díaz Rincón Director/a

Universidad de defensa: Universidad Pontificia de Salamanca

Fecha de defensa: 23 de octubre de 2015

Tribunal:
  1. Alfonso Barca Lozano Presidente/a
  2. Fernando Martínez Vallvey Secretario/a
  3. María Dolores Pérez Grande Vocal
  4. José Manuel Alfonso Sánchez Vocal
  5. Susana Torío López Vocal

Tipo: Tesis

Teseo: 395415 DIALNET

Resumen

A importância dos Educadores de Infância no hospital, é actualmente alvo de reflexão e investigação. Os profissionais de Educação de Infância começam a sentir necessidade de obter respostas efectivas no que respeita ao trabalho prestado no âmbito hospitalar, surgindo deste modo muitas questões sobre o trabalho que deve surgir e surtir efeito positivo, face ao internamento infantil. É definitivamente importante clarificar e conhecer as verdadeiras funções dos Educadores de Infância nos Serviços de Pediatria, para deste modo se compreender a sua importância num ambiente quase sempre sentido pela criança, como hostil. A Primeira Parte do quadro conceptual engloba a Evolução da Educação de Infância, a Evolução Hospitalar e as Práticas Educativas em Contexto Hospitalar e para tal, optou-se por um método descritivo, utilizando o procedimento de índole qualitativo de procura documental, baseado na pesquisa de obras de investigações similares e consultando ainda de forma cuidada e exaustiva a bibliografia disponível da especialidade. Na Segunda Parte, optou-se por uma investigação empírica, que decorreu em torno desta problemática e que desenvolvemos no Serviço de Pediatria do Hospital Amato Lusitano da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Sendo o Hospital o detentor de sabedoria para a saúde, reabilitação e reeducação da mesma, é essencial marcar a diferença no que respeita à Educação de Infância num Serviço de Pediatria considerando positiva e pertinente a presença de um profissional desta área para o contributo da melhoria da Hospitalização Infantil. Desta forma, importa referir que o trabalho em equipa deste Serviço torna-se premente na valorização da qualidade da Hospitalização Infantil, e assim sendo, há que inferir que a expressão ¿um por todos e todos por um¿ faz todo o sentido nesta situação tão peculiar. RESUMEN La importancia de los profesores de educación infantil en el hospital, es actualmente motivo de reflexión e investigación. Los docentes de preescolar comienzan a sentir la necesidad de obtener respuestas en relación al trabajo desarrollado en el ámbito hospitalario surgiendo de este modo muchas preguntas sobre lo que sería realmente positivo de cara al ingreso hospitalario infantil. Es realmente importante esclarecer y conocer las verdaderas funciones del profesor de educación infantil en los servicios de pediatría, principalmente porque se trata de un ambiente sentido por el niño como hostil en la mayoría de los casos. La primera parte de este concepto engloba la evolución de la enseñanza infantil, la evolución hospitalaria y las prácticas educativas en el ámbito hospitalario. Se ha optado por un método descriptivo utilizando un procedimiento de tipo cualitativo de búsqueda documental, basada en la revisión de obras de investigaciones semejantes y consultada cuidadosa y exhaustivamente la bibliografía disponible de la especialidad. En la segunda parte, se ha optado por una investigación empírica, que transcurrió en torno a esta problemática y que desarrollamos en el servicio de pediatría del Hospital Amato Lusitano de la Unidad Local de salud de Castelo Branco. Siendo el hospital el titular de sabiduría para la salud, rehabilitación y reeducación de la misma, es esencial marcar la diferencia en lo que respecta a la educación infantil en un servicio de pediatría, considerando positiva y pertinente la presencia de un profesional de esta área para contribuir a la mejora de la hospitalización infantil. De esta forma, es importante referir que el trabajo en equipo de este servicio se torna esencial en la valoración de la calidad de la hospitalización infantil, y siendo así, la expresión " uno para todos y todos para uno" tiene todo el sentido en esta situación específica.