La presencia del framing en los artículos publicados en revistas hispanoamericanas de comunicación indexadas en Scopus

  1. Piñeiro-Naval, Valeriano 1
  2. Mangana, Rafael 1
  1. 1 Universidade da Beira Interior, Portugal
Revista:
Palabra Clave

ISSN: 2027-534X 0122-8285

Any de publicació: 2019

Volum: 22

Número: 1

Tipus: Article

DOI: 10.5294/PACLA.2019.22.1.6 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Palabra Clave

Resum

A importância da teoria do framing no campo dinâmico da comunicação é indiscutível, uma vez que foi e é uma das mais utilizadas na pesquisa acadêmica. Dada a sua relevância, parece necessário radiografar a presença e o uso que os estudiosos lhe dão como ferramenta para a compreensão da realidade midiática. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise de conteúdo em uma amostra de 104 artigos publicados nas principais revistas Scopus da área durante a última década, no período de 2007 a 2016. À luz dos resultados, a pesquisa hispano-americana sobre framing não se afasta das pautas de produção internacional: grande aplicabilidade empírica, continuidade nos objetos de pesquisa, conservadorismo metodológico e aquisição de um status próprio pelo paradigma.

Referències bibliogràfiques

  • Bateson, G. (1955). A theory of play and fantasy. Psychiatric Research Reports, 2, 39-51. Recuperado de http://courses.bloodedbythought.org/play/images/7/7e/Bateson%2C_Gregory_A_Theory_of_Play_and_Fantasy.pdf
  • Borah, P. (2011). Conceptual issues in framing theory: A systematic examination of a decade’s literature. Journal of Communication, 61(2), 246-263. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2011.01539.x
  • Bryant, J. y Miron, D. (2004). Theory and research in mass communication. Journal of Communication, 54(4), 662-704. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2004.tb02650.x
  • Canel, M. J. (1999). El País, ABC y El Mundo: tres manchetas, tres enfoques. Zer, Revista de Estudios de Comunicación, 6, 97-117. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=826304
  • D’Angelo, P. (2002). News framing as a multiparadigmatic research program: A response to Entman. Journal of Communication, 52(4), 870-888. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2002.tb02578.x
  • Entman, R. M. (1993). Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43(4), 51-58. DOI: 10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x
  • Entman, R. M., Matthes, J. y Pellicano, L. (2009). Nature, sources, and effects of news framing. En K. Wahl-Jorgensen y T. Hanitzsch (Eds.), The handbook of journalism studies (pp. 175-190). Nueva York, EE. UU.: Routledge.
  • Giménez-Armentia, P. (2006). Una nueva visión del proceso comunicativo: la teoría del enfoque (framing). Revista Comunicación y Hombre, 2, 55-66. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=826304
  • Goffman, E. (1974). Frame analysis: An essay on the organization of experience. Cambridge, EE. UU: Harvard University Press.
  • Gorp, B. van (2005). Where is the frame? Victims and intruders in the Belgian press coverage of the asylum issue. European Journal of Communication, 20(4), 484-507. DOI: 10.1177/0267323105058253
  • Gorp, B. van (2007). The constructionist approach to framing: Bringing culture back in. Journal of Communication, 57(1), 60-78. DOI: 10.1111/j.0021-9916.2007.00329.x
  • Gradim, A. (2016). Framing, o enquadramento das notícias. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.
  • Hallahan, K. (1999). Seven models of framing: Implications for public relations. Journal of Public Relations Research, 11(3), 205-242. DOI: 10.1207/s1532754xjprr1103_02
  • Hart, P. S. (2011). The influence of episodic and thematic climate change frames on policy preferences and individual behavior chang. Science Communication, 33(1), 28-51. DOI: 10.1177/1075547010366400
  • Hayes, A. F. y Krippendorff, K. (2007). Answering the call for a standard reliability measure for coding data. Communication Methods and Measures, 1(1), 77-89. DOI: 10.1080/19312450709336664
  • Igartua, J. J. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona, España: Bosch.
  • Krippendorff, K. (1990). Metodología de análisis de contenido: teoría y práctica. Barcelona, España: Paidós.
  • Krippendorff, K. (2004). Reliability in content analysis: Some common misconceptions and recommendations. Human Communication Research, 30(3), 411-433. DOI: 10.1111/j.1468-2958.2004.tb00738.x
  • Martínez-Nicolás, M. y Saperas, E. (2016). Objetos de estudio y orientación metodológica de la reciente investigación sobre comunicación en España (2008-2014). Revista Latina de Comunicación Social, 71, 1365-1384. DOI: 10.4185/RLCS-2016-1150es
  • Matthes, J. (2009). What’s in a frame? A content analysis of media framing studies in the world’s leading communication journals, 1990-2005. Journalism and Mass Communication Quarterly, 86(2), 349-367. DOI: 10.1177/107769900908600206
  • McCombs, M. y Ghanem, S. I. (2001). The convergence of agenda-setting and framing.. En S. Reese, O. Gandy y A. Grant (Eds.), Framing public life: Perspectives on media and our understanding of the social world (pp. 67-81). Mahwah, EE. UU.: Lawrence Erlbaum Associates.
  • McCombs, M. y Valenzuela, S. (2007). The agenda-setting theory. Cuadernos.info, 20, 44-50. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=826304
  • Muñiz, C., Igartua, J. J., Fuente, M. de la y Otero, J. A. (2008). Imágenes periodísticas de la inmigración: aportaciones metodológicas al estudio de la comunicación visual. Anàlisi, 37, 31-48. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/13275978.pdf
  • Neuendorf, K. A. (2002). The content analysis guidebook. Thousand Oaks, EE. UU.: Sage.
  • Reese, S. D. (2001). A bringing model for media research. En S. Reese, O. Gandy y A. Grant (Eds.), Framing public life: Perspectives on media and our understanding of the social world (pp. 7-31). Mahwah, EE. UU.: Lawrence Erlbaum Associates.
  • Riffe, D. y Freitag, A. (1997). A content analysis of content analyses: Twenty-five years of Journalism Quarterly. Journalism and Mass Communication Quarterly, 74(4), 873-882. DOI: 10.1177/107769909707400306
  • Sádaba Garraza, T. (2001). Origen, aplicación y límites de la “teoría del encuadre” (framing) en comunicación. Comunicación y Sociedad, 14(2), 143-175. Recuperado de https://www.unav.es/fcom/communication-society/es/articulo.php?art_id=335
  • Sádaba Garraza, T., La Porte Fernández-Alfaro, M. T. y Rodríguez Virgili, J. (2008). La teoría del framing en la investigación en comunicación política. En M. J. Canel Crespo y M. García Gurrionero (Coords.), Estudios de comunicación política: libro del año 2008 (pp. 15-30). Madrid: Asociación de Comunicación Política.
  • Saperas, E. y Carrasco-Campos, Á. (2015). The operationalization of the concept of framing in the Journal of Communication (2009-2013): Objects of study, research techniques and theoretical construction. Communication & Society, 28(4), 49-66. doi: 10.15581/003.28.4.49-66
  • Scheufele, D. A. (1999). Framing as a theory of media effects. Journal of Communication, 49(1), 103-122. DOI: 10.1111/j.1460-2466.1999.tb02784.x
  • Scheufele, D. A. y Tewksbury, D. (2007). Framing, agenda-setting, and priming: The evolution of three media effects models. Journal of Communication, 57(1), 9-20. DOI: 10.1111/j.0021-9916.2007.00326.x
  • Semetko, H. A. y Valkenburg, P. M. (2000). Framing European Politics: A content analysis of press and television news. Journal of Communication, 50(2), 93-109. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2000.tb02843.x
  • Vicente-Mariño, M. y López-Rabadán, P. (2009). Resultados actuales de la investigación sobre framing: sólido avance internacional y arranque de la especialidad en España. Zer, Revista de Estudios de Comunicación, 14(26), 13-34. Recuperado de http://www.ehu.eus/ojs/index.php/Zer/article/view/2750
  • Vliegenthart, R. y Zoonen, L. van (2011). Power to the frame: Bringing sociology back to frame analysis. European Journal of Communication, 26(2), 101-115. DOI: 10.1177/0267323111404838
  • Vreese, C. H. de (2005). News framing: Theory and typology. Information Design Journal, 13(1), 51-62. DOI: 10.1075/idjdd.13.1.06vre
  • Vreese, C. H. de, Peter, J. y Semetko, H. A. (2001). Framing politics at the launch of the euro: A cross-national comparative study of frames in the news. Political Communication, 18(2), 107-122. DOI: 10.1080/105846001750322934
  • Weaver, D. H. (2007). Thoughts on agenda-setting, framing, and priming. Journal of Communication, 57(1), 142-147. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2006.00333.x
  • Wimmer, R. D. y Dominick, J. R. (1996). La investigación científica de los medios de comunicación: una introducción a sus métodos. Barcelona, España: Bosch.