Un superhéroe del conurbanoKryptonita de Leonardo Oyola, adaptación y reescritura al cómic

  1. María Ximena Venturini 1
  1. 1 Universidad Libre de Berlín
Revista:
Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos

ISSN: 1853-3523 1668-0227

Any de publicació: 2020

Títol de l'exemplar: Literaturas gráficas y relatos visuales. Sobre poéticas y políticas de la imagen narrativa

Número: 123

Pàgines: 205-220

Tipus: Article

DOI: 10.18682/CDC.VI123.4414 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos

Resum

Este artigo estudará a adaptação do romance argentino Kriptonita (2012) de Leonardo Oyola à história em quadrinhos Kriptonita. O desenho animado (2019). A adap-tação foi feita por Federico Reggiani, desenhada por Fabián Salazar, colorida por Ángel Mosquito e produzida por Max Aguirre. Com uma clara alusão ao Super-Homem de Jerry Siegel e Joe Shuster, o romance de Oyola, através de seus paratextos, dialoga com a clás-sica história em quadrinhos americana. Serão analisadas as relações entre o romance e a história em quadrinhos, considerando as aproximações e o distanciamento entre os dois gêneros. Neste trabalho, essa conexões ão entre gêneros e formatos será lida como uma reescrita do romance a partir da análise do meio/dispositivo em que a nova versão está sendo preparada. Dessa forma, serão questionadas a adaptação ao formato híbrido dos quadrinhos e a maneira com que a narrativa foi ilustrada e traduzida em marcadores, cores, desenhos e linhas.

Referències bibliogràfiques

  • Andrade, T. (1987). “From Menace to Messiah: The History and Historicity of Superman”. En: American Media and Mass Culture: Left Perspectives. Berkeley/Los Angeles/Londres: University of California Press, 124-138.
  • Barbieri, D. (1998). Los lenguajes del cómic. Barcelona: Paidós.
  • Berone, L. (2001). “El Sherlock Time de Oesterheld y Breccia. Acerca de la presencia del “género literario” en un formato massmediático”. En: Escribas. Revista de la Escuela de Letras, 1, Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba.
  • Borges, J. L., Guerrero, M. (1967). Libro de los seres imaginarios. Buenos Aires: Kier.
  • Caraballo, L. C. (2012). “William Wilson inadaptado: lectura y encarnación por BrecciaSaccomano”. En: Creencias bien fundadas: Historieta y política en Argentina, de la transición democrática al kirchnerismo. Berone, L., Reggiani F, (eds.), Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 108-118.
  • Chatman, S. (1978). Story and Discourse. Narrative Structure in Fiction and Film. Ithaca/Londres: Cornell University Press.
  • Gasca, L., Gubern, R. (2011). Los discursos del cómic. Madrid: Cátedra.
  • Gutiérrez García-Huidobro, J. (2014). “Nocila Experience, la novela gráfica: adaptación y reescritura”. En: Dicenda. Cuadernos de Filología Hispánica, 32, 189-204.
  • Gutiérrez-Mouat, R. (2005). “La retórica de la monstruosidad en la narrativa latinoamericana contemporánea: Un panorama crítico”. En: Hispamérica, 34 (101), 3-13.
  • Hutcheon, L. (2006). A Theory of Adaptation. Nueva York/Londres: Routledge.
  • King, E., Page, J. (2017). Posthumanism and the Graphic Novel in Latin America. Londres: UCL Press.
  • Oyola, L. (2011). Kryptonita. Buenos Aires: Mondadori.
  • Oyola, L. (2012). “Nota del autor”. En: Gramma, 49, 285-289.
  • Oyola, L. Aguirre, M., Reggiani, F., Zalazar, F., Mosquito A. (2019). Kryptonita. La historieta. Buenos Aires: Reservoir Books.
  • Laiseca, A. (2001). Beber en Rojo. Buenos Aires: Grupo Editor Altamira.
  • Leitch, T. (2003). “Twelve Fallacies in Contemporary Adaptation Theory”. En: Criticism, 45 (2), 149-171.
  • Lopez, P. (2009). Demanding Respect. The evolution of the American Comic Book. Filadelfia: Temple University Press.
  • Merino, A. (2003). El cómic hispánico. Madrid: Cátedra.
  • Míguez, D. (2010). Los pibes chorros. Estigma y marginalización. Buenos Aires: Capital Intelectual.
  • Muñoz, E. (2017). “El cómic como lenguaje visual híbrido y su vigencia en la era digital contemporánea”. En: CuCo, Cuadernos de cómic, 8, 7-30.
  • “Nafta” (2014). Diccionario de la lengua española. Madrid: Real Academia Española.
  • Soldano, D. (2012) “El conurbano bonaerense como expansión, desigualdad y promesa”. En: Dossier, 86, 12-17.
  • Steimberg, O. (2013) Leyendo historietas. Buenos Aires: Eterna Cadencia.
  • Reggiani, F. (2010) “La historieta como pariente pobre: sistemas de enunciación y ´jerarquía de los géneros´ (La historieta frente a la literatura y el cine)”. En: Crítica y literaturas hispánicas entre dos siglos: mestizages genéricos y dialogos intermediales. Macciuci, R, (coord.), 407-426.
  • Reynolds, R. (2013) “Masked Heroes”. En: The Superhero Reader. Hatfield, C. Heer, J. y Worcester K. (eds.) Jackson: University Press of Mississipi, 99-115.
  • Weiss, A. (2004). “Ten Theses on Monsters and Monstrosity”. En: TDR/The Drama Review, 48, 124-125.