Calidad de servicio de la dirección de vinculación universitaria con análisis multivariante

  1. Cruz Rosero, Edwin Wilmer 1
  2. Montes Escobar, Karime 1
  3. Angamarca Izquierdo, Guillermo Remigio 2
  1. 1 Universidad Técnica de Manabí
    info

    Universidad Técnica de Manabí

    Portoviejo, Ecuador

    ROR https://ror.org/02qgahb88

  2. 2 Universidad Técnica Estatal de Quevedo
    info

    Universidad Técnica Estatal de Quevedo

    Quevedo, Ecuador

    ROR https://ror.org/05qrwjj27

Zeitschrift:
Ciencias Sociales y Económica

ISSN: 2588-0594

Datum der Publikation: 2022

Titel der Ausgabe: Social and Economic Sciences (July to December 2022)

Ausgabe: 6

Nummer: 2

Seiten: 14-26

Art: Artikel

DOI: 10.18779/CSYE.V6I2.587 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openOpen Access editor

Andere Publikationen in: Ciencias Sociales y Económica

Zusammenfassung

Este artigo apresenta os resultados do trabalho de QUALIDADE DE SERVIÇO DA DIRETORIA DE LIGAÇÕES UNIVERSITÁRIAS COM ANÁLISE MULTIVARIADA. Objetivo: Aplicar técnicas multivariadas para medir a qualidade do serviço de gestão de relacionamento da Universidade Técnica Estadual de Quevedo. Materiais e Métodos: O procedimento Servqualing foi utilizado em uma amostra de 341 beneficiários, e a técnica de amostragem não probabilística foi selecionada por conveniência. A análise fatorial foi utilizada como técnica multivariada. Resultados: A análise apresentou duas dimensões com 68,5% da variância total explicada e um KMO=0,941. A confiabilidade do instrumento de medida utilizado por meio do Alpha de Cronbach foi de 0,958, mostrando que a escala é altamente confiável com testes estatísticos a 5%. Conclusões: A percepção dos beneficiários sobre a qualidade do atendimento do Departamento de Vinculação da UTEQ é muito boa, com valor de 4,79, sendo essa determinação possível através da análise SERVQUALing, e com a Análise Fatorial foram agrupados em duas dimensões os itens avaliados e considerando os itens da dimensão 2 com as opções de melhoria prioritárias. Com esses resultados, podem ser executadas ações que permitem a melhoria contínua da qualidade do atendimento do Departamento de Relacionamento.

Bibliographische Referenzen

  • Álvarez, A., & Ospina, A. (2019). Evaluación de la calidad percibida del servicio en un encuentro deportivo: Caso de estudio un partido de fútbol. Revista científica Pensamiento y Gestión, 86-110. doi:http://dx.doi.org/10.14482/pege.47.5332
  • Arciniegas, J., & Mejías, A. (2017). Percepción de la calidad de los servicios prestados por la Universidad Militar Nueva Granada con base en la escala SERVQUALING, con análisis factorial y análisis de regresión múltiple. Comuni@cción, 26-35.
  • Bowen, A., & Fosado, T. (2020). Percepción y expectativas de pacientes de centros especializados en salud renal: Método SEVQUAL y estadística multivariada. Novasinergia Revista Digital De Ciencia, Ingeniería Y Tecnología, 3(2), 30–39. https://doi.org/10.37135/ns.01.06.02
  • Dos Santos, M. (2016). Calidad y satisfacción: el caso de la Universidad de Jaén. Revista de la Educación Superior, 79-95. doi:http://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2016.02.005
  • González, V., Campoverde, R., Noriega, N., Rodríguez, N. S., & Layedra, N. (2019). Análisis de la calidad del servicio de Restaurantes del Sector Turístico de la provincia de Santa Elena, Ecuador. International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 1-7. doi:http://dx.doi.org/10.18687/LACCEI2019.1.1.203
  • Gutiérrez, H., Gutiérrez, P., Garibay, C., & Díaz, L. (2014). Análisis multivariado y QFD como herramientas para escuchar la voz del cliente y mejorar la calidad. Ingeniare, 62-73.
  • Mejías, A. (2005). Validación de un instrumento para medir la calidad de servicio en programas de estudios universitarios. Ingeniería Industrial, 26(2), 6-pág.
  • Mejías, A., Infante, R., & Rosario, Y. (2016). Evaluación de la Calidad de los Servicios Estudiantiles como soporte a la actualización del Sistema de Gestión de Calidad en un Instituto de Idiomas. Revista I3+, 3(2), 98 - 111 p.
  • Mejías, A. & Maneiro, N. (2007). Medición de la Calidad de Servicio. Serie Cuadernos de Ingeniería Industrial. Valencia: Universidad de Carabobo.
  • López, Verónica, Manghi, Dominique, Melo-Letelier, Giselle, Godoy-Echiburú, Gerardo, Otarola, Fabiola, Aranda, Isabel, Araneda, Sebastián, López-Concha, Romina, & Avalos, Beatrice. (2021). Experiencias docentes heterogéneas en pandemia COVID-19: Un análisis interseccional con diseño mixto. Psicoperspectivas, 20(3), 118-137. Epub 15 de noviembre de 2021.https://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol20-issue3-fulltext-2434
  • Olascoaga, Ana C., Aphang, Meylin, Prevost, Yolanda, Loza, César, Pizarro, Margarita, Riquelme, Arnoldo, & Caballero, José I.. (2021). Validez y confiabilidad de los resultados del instrumento MEDUC-PG14 para medir el desempeño docente en la residencia médica en Perú. Revista médica de Chile, 149(6), 920-927. https://dx.doi.org/10.4067/s0034-98872021000600920
  • Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, 49(4), 41-50.
  • Paredes Floril, Priscilla Rossana, & Quiroz Díaz., José Giovanni. (2021). Correlación entre clima organizacional y desempeño laboral en las principales cadenas ecuatorianas de supermercados. Revista San Gregorio, 1(46), 81-93. https://doi.org/10.36097/rsan.v1i46.1746
  • Peña, I., Borja, E., & D’Armas, M. (2019). Evaluación de la calidad de los servicios. Un caso de estudio de una universidad ecuatoriana. Universidad, Ciencia y Tecnología, 4-13.
  • Ramírez, B. F., Ferrer, C. M. S., Andrés, P. C., & Pacheco, E. R. (2004). Análisis y ampliación del SERVQUAL en los servicios universitarios. Revista de psicología del trabajo y de las organizaciones= Journal of work and organizational psychology, 20(3), 355-373.
  • Tobías, M., Juan, F., & Feriche, I. (2020). Evaluación de la calidad en servicios de la Educación Superior a Distancia: Escala SERVQUAL y análisis factorial. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 306-335. doi:http://dx.doi.org/10.30827/eticanet.v20i2.16144
  • Valencia Benítez, J. C., & Carmenates Barrios, O. A. (2022). Validación del instrumento encuesta para su aplicación en centros de capacitación. Revista Conrado, 18(88), 14-20. Recuperado a partir de https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/255
  • Vega, A., Mejías, A., Cadena, M., &Vásquez, J. (2015). Análisis de la calidad de los servicios académicos: caso de estudio Ingeniería Industrial y de Sistemas Campus Caborca, Universidad de Sonora, México. Industrial data, 18(2), 20-26.